domingo, 22 de novembro de 2009

Corrupção em Portugal?? Nãoooooo.....

Já lá diz o velho ditado: "quem cabritos vende e cabras não têm....", sendo uma grande verdade para começar este meu post dedicado a uma coisa que nunca tivemos e nem temos em Portugal... Corrupção. Pois não abelha...
Temos e muita e infelizmente a começar por quem dirige os destinos de muitos dos nossos dinheiros, sejam eles governo ou autarquias...
Senão vejamos:
- O primeiro ministro nos ultimos anos apareceu implicado em muitos casos duvidosos, o primeiro mais mediático o facto de ter tirado o seu diploma de "Enginheiro" aos Domingos. Depois o caso Free Port e agora este Face Oculta.
Quer que sejam as implicações, quer esteja efectivamente envolvido ou não, Portugal não foge á regra do "há sempre mais quem nos quer mal que bem" e o nosso primeiro, tendo a exposição mediáctica que tem devido ás suas funções, é obvio que está sempre debaixo dos ataques de todos os que o querem derrotar.
Não sou (antes pelo contrário) defensor do primeiro-ministro, que como eu digo é outro "Vale e Azevedo", que estando sempre envolto em porcarias, dá voltas e voltas e vira as culpas para os outros, e quando a comunicação social o ataca trata logo de acabar com a ousadia de quem coloca as pretensas verdades no ar, no olho da rua, ou não se pense que o caso Manuela Moura Guedes foi coincidência. Foi o tanas...
No entanto mais perto de nós (ainda que alguns nem tenham ainda pensado nisso), há uma pessoa envolvida também nas trafulhices da Face Oculta que tentou ser presidente de uma Câmara do Distrito de Coimbra, mais concretamente em Vila Nova de Poiares, de seu nome Paulo Penedos, perdão Dr. Paulo Penedos que é assim que vem agora nos cheques bancários...
Com tudo isto eu fico a pensar, e nem de proposito esta coisa vem de encontro ao ultimo post, que coloquei aqui antes das eleições autarquicas quando falo nos que caem nos concelhos á procura de um tacho sem conhecer as realidades das populações, e dizia eu, ponho-me a pensar se o Dr.Penedos, quando chegou a Poiares e comprou duas vivendas uma em frente á outra por uma ninharia de cerca de 400 mil euros, algum desse dinheiro já eram os falados duzentos e tal mil que recebeu para pressionar o pai, e esta era uma forma de camulflar o repentino enrequecimento??
Pena tenho eu dos pobres que pressionamos os nossos pais todos os dias e alguns ainda levam é na tromba em vez de receber bens...
A nossa pequenês de país jamais terá sucesso no combate à corrupção enquanto os corruptos são aqueles que nos conduzem o País.
Só para finalizar há que pensar nisto...
Se o Primeiro-Ministro tivesse vergonha demitia-se assim que soube que havia suspeitas acerca da sua pessoa, mas como nem a vergonha já impera por cá... está tudo dito..
Mondeguito

domingo, 4 de outubro de 2009

Eleições VS Obras

Pois bem..
Passaram-se as Legislativas com o que eu previa, uma vitória do PS mas sem a maioria absoluta que tanto desejavam, e vem aí as autáquicas, que no próximo Domingo dia 11 de Outubro escolhe mais uns quantos "tachos" para outros tantos individuos que apregoam o "amor" pela sua terra. Tretas...
Se nalguns casos eu até acredito, pois muitos são nascidos e criados nos seus concelhos, outros caem pela primeira vez em concelhos que nunca haviam conhecido com discursos "mentirosos" de querer fazer mais e melhor. Por quem? Só se for por eles mesmo, pois por bem da terra não deve ser pois nem a conheciam e melhor, só se for, melhorar as suas finanças.
Mas sejam bem vindas as eleições, pois agora tenho cada vez mais a certeza que em ano de eleições, sejam elas quais forem, trabalha-se e fazem-se mais obras que nos restantes 3 anos anteriores.
Veja-se o nosso país em geral, mas em Particular o Distrito de Coimbra, pois por onde quer que andemos, há obras públicas a serem acabadas ás pressas, outras começadas e isso vê-se pelos tremendos buracos que se tornaram as ruas e estradas do nosso distrito.
Trago aqui um exemplo: Vila Nova de Poiares. Se em muitos anos de mandato através do "quero, posso e mando" do Sr. Presidente Jaime Soares, vê-se que na entrada do seu último mandato, fazem-se obras que há muitos e largos anos esperam por um asfaltozito, um arranjo aqui e ali.
No entanto, também é altura de se cumprirem as promessas de mais de 12 anos, como é exemplo o Estádio Municipal, que pode ser útil mas que acho que há mais coisas priorotárias onde se gastar dinheiro. E por falar em gastar dinheiro... Este ano a campanha do sr. Jaime Soares começou bem cedo e paga com os dinheiros públicos. Não acreditam? Então a que chamam aquelas chamadas telefónicas que recebemos quase todos os assinantes com telefone fixo, a dizer o que se pretende fazer no futuro?? Se isto não é campanha então digam-me o que é.
No entanto a oposição (neste caso o PS), continua a pecar pela sua fraqueza, pois cada quatro anos apresenta um candidato "melhor que o outro". Pires Monteiro não tem bagagem para se meter nestas coisas. Vai ser outro brinquedo nas mãos do sr. "Dinossauro autárquico".
Uma coisa é certa, quer queiramos quer não este ano vai ser mesmo a ultima vez que vemos os Outdoors com as fotografias do sr. presidente com mais de 20 anos.
Só para que conste, eu sou PSD, filiado e com passagem por alguns cargos autárquicos, e não estou aqui a criticar sópor criticar, pois temos que ser realistas, que neste 35 anos Poiares cresceu muito e isso também se deve a Jaime Soares.
No próximo Domingo vamos todos votar e não poderemos ficar em casa, vamos escolher quem queremos para nos melhorar (ou não) as nossas condições de vida.
Ahhh só para remate, eu não voto em Poiares, mas se o fizesse também não votava em nenhum deles...
Que ganhem os melhores...
MDG

domingo, 3 de maio de 2009

Cortejo da Queima das Fitas ou Desfile do Alcool??

Há alguns anos para cá que as tradições têm mudado, sem problemas e sem preocupações, no entanto há algumas que se virmos as coisas como deve ser merecem uma reflecção bem profunda e cuidada.
Neste caso concreto falo do desfile da Queima das Fitas de Coimbra que de tradicional já pouco ou nada têm e passo a explicar o porquê:
No passado ano a tradição das terças-feiras deixou de contar quando se passou para o Domingo, que até aí compreensivel devido á desclocação dos familiares dos inumeros estudantes envolvidos na Queima e no cortejo.
A garraiada que se realizava ao Domingo na Figueira da Foz por sua vez deixou-se de realizar por questões obvias.
A outra e para mim muito mais preocupante, é o desfile. Sim, desfile. Estes cortejos eram e são feitos como o grande ponto, o grande momento de uma queima, onde os estudantes desfilam em cima de carros decorados com as cores dos diversos cursos, ou na passarele criada para o efeito, ou seja, a rectaguarda dos carros.
Ora estes cortejos já há muito que deixaram de ser o desfile de estudantes universitários para passarem a ser o desfile do alcool, com os carros apinhados de bebidas alcoolicas na sua grande maioria cerveja, que tomam banho e dão banho aos visitantes que se deslocaram para ver um desfile que qualquer dia deixa de se chamar Cortejo da Queima das Fitas para passar a ser um simples Desfile de Alcooll.
Sinceramente do que vi hoje não gostei e por isso ao sétimo carro saí dali antes que tomasse banho, pois ainda o cortejo estava no seu inicio e já haviam estudantes (eles e elas) podres de bebados como se isso fosse uma cadeira da universidade que teriam que ultrapassar.
Bem há quem goste mas sinceramente acho alguém deveria meter um pouco de regras nestas festas de estudantes, para já não falar dos estudantes que em jantares nestes dias, com mais uma pinga de álcool no sangue estragam o que custou e custa a manter.
Só mais uma coisa: O cortejo está cada vez com menos atracção e vivacidade, pois só se interessam em Beber, beber, beber....
Desejo boa Queima das fitas mas há coisas que deveriam mudar.
Mondeguito

sábado, 2 de maio de 2009

Académica OAF x Sporting CP - O Empate do Costume

27ª Jornada Liga Sagres
Sábado 02 de Maio de 2009 - Estádio Cidade de Coimbra

14.873 Espectadores

Arbitro: Pedro Proença
(Lisboa)
Auxiliares: Tiago Trigo e André Ampos
4º Arbitro: José Quitério Almeida

ACADÉMICA
Peskovic, Amoreirinha, Luiz Nunes, Miguel Pedro, Lito, Cris, Sougou, Pedrinho, Nuno Piloto (cap), Pedro Costa e Tiero
Suplentes: Pedro Roma, Júlio César, Gonçalo, Eder, Saleiro, Hélder Cabral e Diogo.

SPORTING
Rui Patrício, Daniel Carriço, Adrien Silva, Derlei, Caneira, Tonel, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho (cap), Liedson e Abel
Suplentes: Tiago, Izmailov, Ronny, Yannick D'Jaló, Rodrigo Tiuí, Hélder Postiga, e Romagnoli.

Disciplina: Amarelo Daniel Carriço (19' e 90+2')); Amoreirinha (35'); Tonel (44'); Izmailov (47'); Derlei (78')
Vermelho Acumulação Daniel Carriço (90+2')

Substituições: Izmailov por Adrien (45'); Yannick D'Jaló por Pereirinha (64'); Ronny por Caneira (75')
Eder por Miguel Pedro (90+1'); Saleiro por Sougou (90+2') e Diogo por Lito (90+3')

Mondeguito

Primeira parte com alguma velocidade mas com poucas ocasiões de golo, com a equipa de Paulo Bento a ser a mais perigosa, no entanto nunca traduzindo em golos essa superioridade, no entanto a Académica a tentar furar a muralha defensiva do Sporting com rasgos pela direita ou pela esquerda mas sem resultados práticos. Tiero por diversas vezes ainda tentou o remate de longe mas sempre sem qualquer resultado.
Por isso, não foi de espantar o nulo ao intervalo, desta feita a penalizar a falta de eficácia de ambas as formações.
No regresso para a segunda parte, Paulo Bento deixa nos balneários Adrien e lança Izmailov, na tentativa de dar mais força ao ataque leonino, enquanto na Briosa Domingos Paciência faz regressar o mesmpo onze que terminou o primeiro tempo.
O Sporting voltou a tomar conta do jogo durante os primeiros 10 minutos do segundo tempo, mas a Académica reagiu e começou a levar mais perigo á baliza de Rui Patrício.
Como a equipa de Alvalade não conseguia chegar com perigo á baliza da Académica, o técnico leonino tirou Pereirinha e lançou na partida Yannick D'jaló, mais um homem de ataque para tentar furar a bem montada estrutura defensiva dos estudantes.
Até ao final jogou-se mais com o coração que com a cabeça quer do lado do Sporting na tentativa de chegar á vantagem e não perder o Futebol Clube do Porto de vista e a Académica para segurar o empate e que assim repete o resultado da primeira volta em Alvalade e que Rui Patricio segurou no final negando o golo ao remate cruzado de Sougou.
Já no final Daniel Carriço viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho por derrube a Lito
Resultado que se pode considerar justo, pois, sendo o Sporting mais forte, a Académica foi Briosa na defesa.
Arbitragem sem casos e em bom plano.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Obras e mais Obras

Pois bem...
Depois das grandes férias que teimam em reinar na política cá entrámos nós no ano de eleições e que curiosamente coincide as legislativas, as autárquicas e as Europeias, o que quer dizer, que vamos ter todos as querer dar-nos coisas novas, quer câmaras quer governo quer quem queira tachos...
Umas das coisas que andamos a falar desde os finais do passado ano é que a crise assentou arraiais também em Portugal ao contrário do que inicialmente disse o "Eng." e nosso Primeiro-Ministro e uma semana depois já desmentia e assumia como todos os outros a tal crise.
Mas em ano de eleições, o que eu vejo é o Governo a aproveitar-se da crise para nos dar umas migalhas, fazendo referência como todos os que por lá passam que "se fossem os outros não faziam isto ou aquilo", para depois mais tarde e após as eleições, aí sim, começar a nossa crise.
Dizia eu então, que em ano de eleições Portugal anda literalmente esburacado, sim, cheio de buracos e não falo desse enorme buraco financeiro que o País atravessa. São obras e mais obras, são estradas e mais estradas, tudo o que possa iludir o Zé Povinho para ganharem uns votitos nos dias das eleições eles fazem.
Felizmente que o Povo Português já não anda tão tapado como antigamente, mas ainda vai em falinhas mansas e deixa-se levar pelo presente e não vê que em 4 anos de legislatura nada foi feito, ou melhor, tudo o que foi feito foi irem aos nossos bolsos, prejudicando quem trabalha e luta no dia-a-dia para poder pelo menos dar de comer á sua familia. Pois eles não sabem o que é isso, pois os ordenados são muitos e as regalias ainda maiores pelo que estão-se lixando para o que o povo passa. Interessa é os votos quando são precisos, de resto tá tudo bem.
Ora meus amigos, os Politicos actuais sairam todos da mesma escola, não a do "Eng" socrates claro, mas da escola daquele que só pensa em nós quando precisa, lembrando os pseudo-amigos que andam por aí cada vez mais e que só vêm ter connosco quando precisam de nós.
Voltando ás obras, acho muito bem que sejam feitas, são necessárias, mas bem feitas pois metade delas com as pressas de acabar aquela e começar outra porque o tempo urge ficam uma "cagada".
Dentro de dias vou trazer aqui algumas fotos que atestam isso mesmo para que não pensem que esta critica é só por ser. Nada disso. Eu habituei-me na vida a criticar o que têm de ser criticado mas a aplaudir o que tem que ser aplaudido.
Se quiserem colaborar com este Blog, podem mandar as vossas Fotos e textos para o email: mondeguito@sapo.pt que será postado e reencaminhado a quem de direito se assim o entenderem.Por agora fico-me por aqui mas em breve haverá mais novidades.

Bom Carnaval

Mondeguito