Há alguns anos para cá que as tradições têm mudado, sem problemas e sem preocupações, no entanto há algumas que se virmos as coisas como deve ser merecem uma reflecção bem profunda e cuidada.
Neste caso concreto falo do desfile da Queima das Fitas de Coimbra que de tradicional já pouco ou nada têm e passo a explicar o porquê:
No passado ano a tradição das terças-feiras deixou de contar quando se passou para o Domingo, que até aí compreensivel devido á desclocação dos familiares dos inumeros estudantes envolvidos na Queima e no cortejo.
A garraiada que se realizava ao Domingo na Figueira da Foz por sua vez deixou-se de realizar por questões obvias.
A outra e para mim muito mais preocupante, é o desfile. Sim, desfile. Estes cortejos eram e são feitos como o grande ponto, o grande momento de uma queima, onde os estudantes desfilam em cima de carros decorados com as cores dos diversos cursos, ou na passarele criada para o efeito, ou seja, a rectaguarda dos carros.
Ora estes cortejos já há muito que deixaram de ser o desfile de estudantes universitários para passarem a ser o desfile do alcool, com os carros apinhados de bebidas alcoolicas na sua grande maioria cerveja, que tomam banho e dão banho aos visitantes que se deslocaram para ver um desfile que qualquer dia deixa de se chamar Cortejo da Queima das Fitas para passar a ser um simples Desfile de Alcooll.
Sinceramente do que vi hoje não gostei e por isso ao sétimo carro saí dali antes que tomasse banho, pois ainda o cortejo estava no seu inicio e já haviam estudantes (eles e elas) podres de bebados como se isso fosse uma cadeira da universidade que teriam que ultrapassar.
Bem há quem goste mas sinceramente acho alguém deveria meter um pouco de regras nestas festas de estudantes, para já não falar dos estudantes que em jantares nestes dias, com mais uma pinga de álcool no sangue estragam o que custou e custa a manter.
Só mais uma coisa: O cortejo está cada vez com menos atracção e vivacidade, pois só se interessam em Beber, beber, beber....
Desejo boa Queima das fitas mas há coisas que deveriam mudar.
Mondeguito
Sem comentários:
Enviar um comentário